segunda-feira, 16 de abril de 2007

Drops de hortelã-pimenta


1. Macabea: "eu gosto tanto de ouvir os pingos do minuto do tempo assim: tic-tac-tic-tac-tic-tac-tic-tac" (in A hora da estrela, de Clarice Lispector).
2. Os pingos do minuto do tempo, / quando noturnos, / são soturnos se estás distante de mim, / mas desaparecem no teu sorriso / quando adentras o meu corpo / e de mim se apossas. // Hoje, / estou me sentindo tomado por acordes dissonantes / dos pingos / do minuto do tempo.
3. Boa companhia! Impagável a edição com Clarice Lispector, do Instituto Moreira Salles/Cadernos de Literatura Brasileira. Todos os que sabem falar sobre Clarice estão lá: Silviano Santiago, Benedito Nunes, Nádia Battella Goltlib, Olga de Sá...
4. Alerta máximo. Carlos Drummond de Andrade nos avisa: o povo toma pileques de ilusão com futebol e carnaval. São estas as suas duas fontes de sonho. Pois, pois, digo eu.
5. Enquanto isso, a tevê na sala de jantar, mostrava crianças e adultos, nos Andes, num vilarejo de população diminuta, brincando carnaval. Fantasiados de urso. Polar. Eles, assim como os gregos e romanos, comemoravam suas colheitas.
6. Yeats. Como poeta, acho melhor não dizer nada num tempo assim, porque não temos a virtude de corrigir os atos governamentais (in Os Cisnes Sevalgens de Coole).
7. A cada dia, viver me esmaga com mais força. Caio Fernando Abreu. Estão sendo reeditados pela editora Agir: O Essencial da Década de 70 e O Essencial da Década de 80. Nas boas livrarias desde o ano passado. O Essencial da Década de 90 deverá sair a qualquer momento, trazendo Morangos Mofados, o maior sucesso do escritor, é ancorado no vazio despertado pelo fim do movimento hippie e começo de uma nova década, os anos 80, espécie de entressafra ideológica.
8. O Declínio do Império Americano e As Invasões Bárbaras, do diretor canadense Deny Arcand são dois filmes impagáveis, delicadamente políticos e poéticos, uma crítica bem-feita aos relacionamentos e valores contemporâneos, agora em DVD. Assisti-los, em seqüência ou não. De preferência, na companhia de bons e velhos amigos. Incremente: ao invés de pipocas, tábuas de queijo & vinhos. Para se descobrir que ainda há tempo...
9. Padres da província francófona canadense de Québec criticam a Igreja Católica por sua oposição às uniões homossexuais e à ordenação de sacerdotes homossexuais praticantes. Os padres se opõem a uma regra baixada em novembro pelo Vaticano, segundo a qual homossexuais praticantes (santa hipocrisia!), os que tenham “tendências arraigadas” (ferramentas e não paramentos?”) e os simpatizantes da cultura gay (?) devem ser impedidos de chegar ao clero.

10. Pois diga, bichinho! E a próstata?

Nenhum comentário: